6.2.14

A BIMBY NÃO É UM MITO

Parece impossível que ainda não tenha escrito um post sobre a minha companheira preferida, aquela que me safa nos melhores e piores momentos e que nunca me deixa ficar mal.

A Bimby.

Conheci a Bimby há cerca de 10 anos, quando a  minha mãe decidiu um dia, pedir a uma demonstradora para ir lá a casa fazer uma apresentação da máquina.

Na altura, não percebi o que se estava a passar..tínhamos acabado de mudar de casa e ainda por cima, íamos ter uma máquina que cozinhava tudo??? (Pareciam-me upgrades de mais de uma só vez) mas o que me intrigava mesmo, era aquela coisa de que todos começavam a falar e que cozinhava tudo o que nós quiséssemos, sem dar trabalho, sem sujar tachos e com a forma de uma...batedeira!?

Fiz questão de estar presente na demonstração pois estava muito expectante, como é de imaginar.

Eu - Mas o quê, faz sopas?? 

Mãe - Fazzzzz 

Eu - E faz lasanha e esparguete à Bolonhesa??? - Mas como é que faz lasanha??? E tudo no mesmo recipiente??

Mãe - Então, põe-se lá os ingredientes e sai-te a lasanha feita! 

Eu - Ai é??... Mas tem um forno incorporado?? E também faz sobremesas?? 

Mãe - Não, não tem forno e de sobremesas faz tudo o que tu quiseres, desde bolos a gelados

Eu - Hmmmmm (muito desconfiada)

Foi assim o meu primeiro contacto com a Bimby!







A senhora, foi lá a casa e respondeu a todas as nossas dúvidas, preparando-nos um jantar delicioso, desde a sopa à sobremesa e o prato principal, foi, claro está, a lasanha. (Se bem me lembro, na altura era o prato estrela do livro de receitas deles).

Percebi então, que a Bimby fazia tudo (não percebi como) mas que pratos como lasanha e bolos ainda teriam que ir ao forno. (O que na altura desceu um bocado na minha consideração, confesso!)

Diga-se, que eu na altura era muito pouco dada a cozinhados. O que fazia, era para me safar (ou seja, um bife grelhado, ovos estrelados ou mexidos, arroz e salada e um bolo quando me aplicava um bocadinho mais) mas a paciência era muito pouca. A reviravolta deu-se na minha vida quando tive realmente necessidade de cozinhar para mim e por acaso tive a sorte de ter um jeito, quase inato para a coisa! (É verdade, este gosto não vem de pequena!)

Os meus pais acabaram por se render à Bimby, e eu, a pouco e pouco ia-me aproximando daquela coisa meio estranha que se tinha apoderado da bancada da nossa cozinha - que fazia sumos e batidos e pão e scones e ralava e triturava e moía e fazia molhos e açucar em pó e arroz e massas e lasanha e esparguete à Bolonhesa e bacalhau com natas e arroz de pato e cozido à portuguesa e mais cozidos e estufados e moqueca de camarão e omeletes e cozinhava a vapor e fazia gelados e bolos e tartes e cozinhava três coisas ao mesmo tempo uffff parecia-me uma máquina muito futurista para termos em casa - .

Deixei que a minha mãe fizesse as primeiras experiências, que, como em tudo na vida, ao príncipio, a novidade é um excitamento, experimenta-se tudo ou quase mas depois, no caso da minha mãe, que sempre cozinhou sem Bimby e cozinha muito bem, adaptar-se àquele "bicho" não foi fácil. Os pratos que saiam mais era o bacalhau espiritual, a lasanha, as sopas e as sobremesas

Pensei então que, aquela maquineta afinal tinha um uso um bocado limitado e eu não fazia questão de a explorar.

Mais limitado era o meu uso, pois na altura, apenas me servia dela para fazer bolos, pois achava super útil despejar lá para dentro os ingredientes e aquilo fazer o resto sozinho, sem ter que sujar nada e numa ou outra sopa. A primeira que fiz lá, assim mais arrojada, foi uma sopa de beterraba, cor-de-rosa fluorescente. 

Lembro-me muito bem de dar jantares lá em casa e as minhas amigas acharem que tinha sido a Bimby a fazer tudo mas era um mito, amigas!!!

Passaram-se estes 10 anos e, apesar de ter adquirido algum carinho por esta máquina, a utilidade que ela tinha para mim continuava mais ou menos na mesma. Lembro-me muito bem de, já na fase em que gostava de cozinhar, estar a fazer sobremesas ou qualquer coisa num ou em mais tachos e a minha mãe dizer que eu podia fazer aquilo na Bimby, pois era mais fácil e não sujava nem metade (as mães e as cozinhas!!!) e, de eu dizer que me sentia mais à vontade usando o método tradicional..isto foi portanto hà pouco mais de um ano atrás!

Há um ano atrás a minha vida mudou por completo, não só com a vinda para Madrid mas porque nos meus 30 anos fui presenteada com a Bimby!! Parece uma coisa um bocado fútil de se dizer (tipo, "a Pepa que quer uma Chanel") mas não é essa a intenção e, parece que estou a fazer uma publicidade forçada da própria marca mas garanto que ninguém me pagou um tostão para eu dizer maravilhas deste robot, que, depressa se tornou no meu melhor amigo doméstico!!

É verdade quando dizem que "a Bimby faz maravilhas"!!

Quando abri a caixa, passou-me pela cabeça, o "será que eu sou digna de a receber"?, "será que lhe vou dar o uso devido, que compense o investimento"? Mas ao mesmo tempo fiquei super entusiasmada, até porque não estava nada mas mesmo nada à espera de a receber e porque senti que me estavam (os meus pais!!) a desafiar. - Tipo, "vamos lá ver agora do que tu és realmente capaz de fazer na cozinha"!!

Nesse dia devorei o livro de uma ponta à outra. Comecei a imaginar o que ia começar por fazer, o que podia adaptar à nossa "dieta" semanal e o que ficaria para experimentar ao fim-de-semana ou quando déssemos jantares cá em casa. Cheguei a Madrid e aventurei-me logo no arroz que saiu maravilhoso, no dia seguinte cozi umas postas de salmão ao vapor ao mesmo tempo que cozi legumes (na varoma) e cozi maçã, também a vapor na varoma.

Perdi a conta ao número de vezes que já fiz rolo de carne, de todos os tipos e mais algum, sem sujar um terço do que sujaria se fizesse de outra maneira. Já fiz strogonoff, fiz lasanha, fiz quiches, fiz massa de tarte, cozo massa, faço risotto (sim, risotto!!!) faço sopa na Bimby de 3 em 3 dias e é consensual que é a melhor sopa de sempre. A sopa de cogumelos (mais calórica) é de comer e chorar por mais. Faço pão ralado. Patés. No Natal, as bolachinhas de manteiga. O bolo de laranja que é divinal. Até a vapor eu já cozi um bolo e ficou óptimo, embora branquinho. Compro douradas e robalos e cozo-os a vapor na varoma, ao mesmo tempo que ponho uns legumes no prato de baixo a cozer e dois ovos no copo. Acordo ao fim-de-semana e se me apetece, em 20 minutos tenho uns scones feitos! E, para lavar é do melhor!! Ás vezes dá-se uma passagem com água e já está, principalmente se temos que fazer vários pratos de seguida! 

Neste momento não consigo pensar no que a Bimby não faz e já não imagino a minha vida sem ela!

A Bimby vem melhorar em tudo a nossa qualidade de bem comer e dá-nos uma opção diferente e fácil para cada dia!!

Para além do livro que vem sempre na compra da Bimby, no nosso caso, é o de receitas essenciais (comida portuguesa), há muitos mais livros já editados de todos os géneros de cozinha, desde a italiana à indiana, um livro de cozer a vapor, um livro de doces conventuais e as opções não acabam. À parte do livro, existem ainda as revistas mensais da marca onde, todos os meses publicam receitas novas, consoante a altura do ano. Existe também o forúm da Bimby (na internet) onde podemos ver todas as receitas já publicadas e muitos outros sites onde seguidores e apaixonados desta maquineta trocam mais receitas.

A Bimby vem confirmar que não é um mito mas sim tudo de bom!!!!! 




Sem comentários :

Enviar um comentário