12.1.14

VOLTAR A CASA

Ano novo, vida nova (sempre!!) e para alguns, mais um ano de vida!! Sabe tão bem chegar aos 31 e recebermos elogios como "quem diria, pareces muito mais nova!!".
Confesso que nunca me preocupei nada com esta coisa da idade, nem de usar bases ou maquilhagem para a disfarçar, parecendo mais nova ou mais velha. Pelo contrário, não é com orgulho que o digo mas até sou bastante desleixada no meu dia-a-dia.
A idade passa por todos e mais um ano de vida, significa mais um ano de "bagagem", muitas vivências, experiências, conhecimentos, bons e maus momentos e é disto que se trata a vida, por isso não me preocupo muito em esconder ou driblar a minha aparência etária! Enfim! Espero que tenham entrado todos com o pé direito neste novo ano e que traga a todos muitas alegrias e muito amor!! (uii que pirosada!).

Custa sempre voltar à rotina e tenho andado em falta aqui com o meu "cantinho" na internet..mas foi tempo de voltar à "terra" e que bem que soube lá voltar!!



Lisboa, Mary the food and the city, voltar a casa, família, amigos



Acho que me acostumei lindamente à minha nova cidade, Madrid. É uma cidade, para mim, super estimulante, sempre com coisas a acontecer e para fazer, com imensa informação visual, espectáculos, mercados de rua que me transportam para outras cidades como Paris ou Londres, as pessoas são simpáticas, a animação é uma constante, óptima comida, o clima é fantástico mas...no fim...sabe bem voltar a casa

Ainda para mais, hoje em dia, quando temos tantos amigos e familiares a viver fora e é sempre tão difícil estar com todos ao mesmo tempo mas, sabemos garantidamente, que no Natal todos regressam a casa e sabe bem, ainda que por uma semana ou duas que seja, sentir que tudo voltou ao que era há 10 anos atrás quando ainda ninguém tinha emigrado e essa realidade era quase inexistente para a nossa geração.

Hoje em dia estamos todos de passagem, temos o tempo contado para estar com os amigos de sempre, partilhar as histórias que vivemos juntos, o que também nos faz sentir em casa. Viver fora, também é muito bom nesse aspecto porque também temos oportunidade de conhecer outras pessoas e novas culturas mas quando estamos fora, também acaba por ser tudo muito passageiro, a rotatividade de amigos é muita, uns de quem conseguimos manter o contacto e outros de quem perdemos e sabemos que pelo menos, ao voltar a casa, os nossos amigos de sempre estão lá!! 

É bom também sentir que antigamente poucos conheciam Lisboa, Portugal..e agora, somos como um diamante que começa a ser lapidado. Ao fazermos amigos estrangeiros, incutimos-lhes também alguma curiosidade sobre a nossa cultura, o que os leva a querer conhecer o nosso país e a apaixonarem-se por ele e até pela nossa língua, que pelo menos, por estes lados de Madrid, "está de moda".

Foi óptimo regressar a Lisboa, ainda que o tempo não tenha estado espectacular mas nem isso me chateou muito. Aproveitei para conhecer mais uns restaurantes da nossa cidade como o Cantinho do Avillez e a Pizzaria Lisboa, do chef José Avillez, o qual tive o privilégio de ver, ainda que ao longe!! Estou a tornar-me numa Foodie um bocado irritante mas hoje em dia para além de adorar a comida na sua essência, adoro comtemplar e registar fotograficamente os diferentes pratos que como mas penso que também porque hoje em dia há uma preocupação muito maior com a apresentação de cada prato e a apresentação hoje em dia é quase tão importante como o seu sabor.



Lisboa, Pizzaria Lisboa, Pizzas, Massas, José Avillez, restaurantes, Mary the food and the city


Tártaro de atum com espargos em tempura, Lisboa, Catinho do Avillez, restaurantes, Mary the food and the city




Gostei da pizzaria mas foi o Cantinho que fez as minhas delícias!! O meu prato, um tártaro de atum com espargos em tempura, estava de comer e chorar por mais, para além de que tinha uma excelente apresentação.

Nestes dias fui almoçar ainda a dois "clássicos", um no Montijo, a Casa das Enguias, com comida regional, onde penso que seja tudo bom. Nós comemos polvo à lagareiro e pargo grelhado e estava tudo maravilhoso.



Polvo à lagareiro, Restaurante Casa das Enguias, Montijo, Comida Regional, Mary the food and the city             Polvo à lagareiro, Restaurante Casa das Enguias, Montijo, Comida Regional, Mary the food and the city



No dia 1 de Janeiro almocei em Arruda-dos-vinhos, no restaurante O Fuso. Segundo o meu pai, íamos lá muito quando eu era pequenina mas confesso que não me lembro. É outro restaurante com comida regional onde o típico é a posta de bacalhau e a posta de vitela grelhados na lareira! Quanto a vocês não sei mas eu adoro estes sítios, adoro o que é tradicional, a comida reconfortante e tão portuguesa. Os restaurantes com lareiras e enormes barris a cheirar a madeira antiga e onde se vê que os empregados que nos servem, acompanharam o crescimento da casa ao longo dos anos.


Bacalhau na brasa, Restaurante Casa O Fuso, Arruda-dos-vinhos, Comida Regional, Mary the food and the city



Não me posso esquecer do óptimo almoço com o João e as nossas respectivas mães, na Tasca da Esquina, do chef Vítor Sobral. Conheci este restaurante no verão e fiquei cheia de vontade de lá voltar. O espaço é giro mas nada pretencioso e os petiscos não podiam ser mais portugueses, cheios de sabor mas para mim, o melhor, é sem dúvida o pica-pau!! De comer e chorar por mais!



Tarte de maçã, Pica-pau, chef Vítor Sobral, Restaurante Tasca da Esquina, Lisboa, Comida típica portuguesa, petiscos, Mary the food and the city                 Tarte de maçã, Pica-pau, chef Vítor Sobral, Restaurante Tasca da Esquina, Lisboa, Comida típica portuguesa, petiscos, Mary the food and the city



Despedimo-nos de Lisboa com um almoço no Lx Factory, onde adoro voltar sempre que visito a minha cidade. Cada vez que lá volto, deparo-me com novos restaurantes e novas lojas. Desta vez, almocei no Mercado 1143, onde o conceito não podia ser melhor para uma despedida. Este restaurante vende apenas produtos portugueses e, por isso, nem coca-cola (aquela bebida tão comum) lá vão encontrar!

Eu comi Salmão Fumado sobre Pão Breu e queijo creme (todos os produtos são feitos e temperados ou fumados no restaurante) que estava maravilhoso!! É um prato que como com alguma frequência e por isso já o provei em vários sítios e países e confesso que este me apaixonou, acho que pelo pão que é meio adocicado e tem uma consistência óptima e fica maravilhoso com o salmão.

O João pediu ovos mexidos com farinheira que também tinha óptimo aspecto e, segundo ele, estava óptimo!



               Mercado 1143, Lx Factory, Ovos mexidos com farinheira, Lisboa, Comida portuguesa, produtos portugueses    


           Mercado 1143, Lx Factory, salmão fumado, pão breu, Lisboa, Comida portuguesa, produtos portugueses



Dali, fomos descobrir as novidades do Lx Factory. Desde lojas de design a lojas de decoração com móveis super originais a uma livraria gigante que é de nos perdermos lá dentro e onde ainda tem um cafezinho onde podemos estar a ler o nosso livro. De facto, para mim, o Lx Factory foi uma lufada de ar fresco para a nossa cidade e hoje em dia não consigo imaginar Lisboa sem aquele espaço tão trendy.



                     Mercado 1143, Lx Factory, Lisboa, Comida portuguesa, produtos portugueses         


             Lx Factory, livraria, Ler Devagar, Mary the food and the city

Sem comentários :

Enviar um comentário