23.1.14

RESTAURANTES ASIÁTICOS NAS MINHAS CIDADES

Depois de lidos alguns posts deste blog, percebe-se que eu adoro comida asiática.

De pequenina, lembro-me das vezes sem conta que ia a restaurantes chineses pela mão dos meus pais, em Lisboa.
Depois, mais velha, quando dava as minhas escapadelas do colégio para ir almoçar e optava por um Chinês (claro que também por ser barato mas adorava a comida), muitas datas que também foram comemoradas nestes ditos restaurantes e muitas memórias.
Lembro-me que, o prato que mais gostava desde sempre, era a Galinha com Amêndoas e o Arroz Chau-Chau e o Pato à Pequim e de sobremesa a Banana e Maçã caramelizada (isto quando ainda não me preocupava com a quantidade de calorias que ingería diariamente).

Também me lembro bem de ter começado a ouvir notícias menos agradáveis destes restaurantes que me levaram a deixar de ter tanta vontade de lá ir..

Lembro-me da primeira vez que comi sushi, na Rua das Pedras em Búzios, desafiada por uma prima minha que tinha pedido para o seu jantar. Foi há 11 anos atrás e na altura não se ouvia falar de sushi como hoje, ainda era um tipo de comida um bocado desconhecido e confesso que não foi amor à primeira vista. 

Não me lembro quando foi a reviravolta mas a verdade é que, passado algum tempo fiquei completamente rendida. Hoje sou exigente com o sushi que como e era capaz de me alimentar semanalmente desta comida se a minha carteira assim o permitisse.

Lisboa foi completamente invadida por restaurantes de sushi nos últimos 10 anos, uns melhor do que outros. Eu, durante anos, fui muito fiel ao Estado Líquido, no Largo de Santos, que, acredito ter descido um pouco na qualidade, pois já não é o que era mas contínuo a gostar imenso do espaço do Lounge, na parte de cima e do facto de ter sempre um Dj e não me posso esquecer da maravilhosa mousse de chocolate branco com coulis de frambuesa que é maravilhosa e inigualável!!! Para quem gosta de chocolate branco tem mesmo que provar!! E a consistência é qualquer coisa..de muito boa!!!

Últimamente quando como sushi em Lisboa, costumo ir mais ao Confraria, na Rua do Alecrim, que tem uma relação preço/qualidade bastante boa, o espaço é giro e agora até tem um dos bares mais giros da capital mesmo em frente, O Bom, o Mau e o Vilão. Este restaurante já existia em Cascais, onde vale a pena comer o sushi na esplanada numa noite de verão.

Outros restaurantes japoneses que conheço, bons, em Lisboa são o Novo Bonsai (mais típico) na Rua da Rosa e o Sushi Café Avenida, onde a qualidade é óptima mas não adorei o espaço.

Em Madrid também não faltam restaurantes de sushi! Somos fãs do Kokoro, na Calle de Don Ramón de la Cruz, que não podia ser mais típico e onde o sushi é maravilhoso e as quantidades super generosas. Há alturas em que vamos uma vez por semana, porque para além da comida ser de óptima qualidade, fica bastante em conta e não é nada pretencioso! Aliás, a piada é ser mesmo um restaurante genuíno, em que somos servidos pelo dono. O restaurante não é grande e como faz tanto sucesso, convém marcar. De pratos, recomendo o San Francisco Maki e o Sashimi de Salmão.

Outro sushi que descobrimos há uns tempos e ao qual nos rendemos é o Banzai, na Calle de Recoletos, ao pé da Porta de Alcalá. Não podia ser mais central. A comida é óptima, tem pratos diferentes e recomenda-se o Tempura de Lagostins e o Pez Mantequilla com azeite de trufa. Este também tem uma vantagem, que é estar no ClubKaviar, um guia de descontos em restaurantes que vale imenso a pena, caso contrário, este sai caro!!

Um Tempura de Lagostins maravilhoso é também o do Sushi99, na Calle Hermosilla.

Na semana passada fomos experimentar o Zen Market, um restaurante asiático no Santiago Barnabéu. Adorei a entrada e o espaço do restaurante, é uma mistura de China com Japão e porque aí se servem os dois tipos de comida mas a nós recomendaram-nos a parte da China, especialmente o Pato Crujiente com Crepes, que é como quem diz, o Pato à Pequim. Pedimos um Tempura de Lagostins de entrada e uns Rolitos Vietnamitas e o Pato, (que chega para alimentar uma família)!! O Tempura é bom mas achamos o do Banzai melhor e os rolinhos, nada de especial. O Pato vale imenso a pena para quem gosta, para além de que nos trazem metade de um pato assado e dps vão prepará-lo e servem-nos logo os crepes, prontos a comer. Fiquei fã e matei as minhas saudades de um bom Pato à Pequim!! (Este restaurante também está no ClubKaviar!!)

Outro restaurante de referência de Pato à Pequim é em Londres, onde fui da última vez que fui visitar o meu irmão. Chama-se Yauatcha (não é fácil decorar o nome) e fica no Soho. Diria que, se não é, devia ser um restaurante com Estrela Michelín porque é de sonho!! A qualidade da comida é mesmo muito boa e as doses também alimentam batalhões. O Pato à Pequim é uma das estrelas da casa mas há outros pratos como os dumplings, as bolinhas de caranguejo entre outros que são de comer e chorar por mais. Para além da comida, o restaurante é gírissimo, super trendy e com imensa onda!! Ideal para uma noite de sexta ou sábado mas como todos os outros, convém marcar...e com antecedência!!! 



Sem comentários :

Enviar um comentário