11.12.13

O DESIGNER COMO CHEF OU O CHEF COMO DESIGNER?

Recebi um livro muito interessante há pouco tempo. Este, fala da semelhança que existe entre a profissão de um designer e a de um chef de cozinha.

Na verdade, estas duas profissões têm tudo em comum. Desde a sua metodologia ao seu objectivo. Ou seja, um designer e um chef, mediante a combinação e manipulação de ingredientes básicos, devem conseguir que estes ganhem vida e, que combinados, resultem num conjunto expressivo e estimulante de modo a captar a atenção e satisfação do cliente.

Tanto um bom designer como um bom chef, conhece as diferenças e semelhanças entre os vários tipos de ingredientes que transmitem determinadas mensagens e quais os que, combinados entre si, funcionam melhor e dão lugar à experiência desejada.


Tanto um designer como um chef, começa qualquer projecto com uma página ou um prato em branco. A sua missão é gerar uma experiência memorável, carregada de sentimento. Cada um interpreta uma ideia à sua maneira, mediante o seu estilo, o seu conhecimento, o seu gosto.

Um chef, prova diferentes cortes de carne, combinações de verduras e técnicas diferentes para gerar uma receita única. Vai afinando os temperos até chegar ao resultado final.

O designer, vai fazendo testes de estruturas de páginas, experimenta diferentes fontes, conceptualiza o conteúdo que deseja transmitir, experimenta insistentemente, faz experiências de cores, junta elementos, até chegar ao resultado final.

Nós, designers, somos os chefs da nossa cozinha. Os livros, as estantes e os papéis, compõem a nossa despensa, a secretária e o computador são os nossos fogões e forno. O nosso projecto é o prato principal que deve ser aromatizado e "afinado" lentamente. Temos que deixar cozinhar tudo lentamente de maneira a apurar todos os conteúdos, até obtermos uma mistura tentadora que transmita a nossa mensagem e que seja deliciosa aos olhos de quem a veja.

Sem comentários :

Enviar um comentário